Com duas aulas semanais por turma, com a duração de 60 minutos cada uma delas, procuramos possibilitar à criança diferentes tipos e formas de aprendizagem, desde competências sociais e cognitivas; aprendizagens de diferentes técnicas corporais assim como o desenvolvimento das suas capacidades condicionais e coordenativas. Procuramos que as aulas da disciplina de Educação Física sejam um ótimo momento para estimular o despertar de situações onde a afetividade, a tolerância, a autoestima, o sentido crítico, a cooperação e solidariedade estejam presentes inúmeras vezes, procurando deste modo uma formação integral dos nossos alunos, valorizando e potenciando uma série de determinadas atitudes e valores.

No 1.º ano e 2.º anos consideramos como competências essenciais as relativas aos blocos de Perícias e Manipulações e de Deslocamentos e Equilíbrios indicadas para esse ano de escolaridade, previstas no currículo nacional.

No 3.º ano consideramos como competências essenciais as relativas aos blocos de Ginástica e de Jogos indicadas para esse ano de escolaridade, previstas no currículo nacional.

No 4.º ano consideramos como competências essenciais as relativas aos blocos de Ginástica e de Jogos indicadas para esse ano de escolaridade, bem como as que são comuns aos 3.º e 4.º anos. Ainda no 4.º ano, para além da ginástica e jogos, também consideramos essenciais as competências relativas a um outro bloco (Atividades de Exploração da Natureza, Patinagem, Percursos na Natureza, ou Natação).

Realizamos este trabalho tão rico e desafiante em constante harmonia com o trabalho que é realizado na etapa anterior (pré-escolar) mas também em consonância com o que os alunos irão ter na etapa seguinte (2.º Ciclo), havendo, portanto, uma constante articulação entre ciclos mas também com o contexto onde o nosso colégio está inserido (através da abordagem aos jogos tradicionais por exemplo e também o constante aproveitamento do espaço e envolvência exterior que os nossas instalações nos proporcionam).