A língua portuguesa é o nosso instrumento de comunicação e devemos saber utilizá-lo da melhor forma possível. No Colégio Crescer no Campo aproveitamos todos os momentos para praticar e aprender mais sobre a língua de Camões, Pessoa e Eça, falada em quase todos os continentes.

Todo o trabalho feito neste ciclo de ensino pretende consolidar a capacidade de leitura, utilizando fluentemente a língua nos seus discursos orais e escritos. A produção de textos também é um trabalho desenvolvido, sempre com critério e correção linguística, consolidado com exercícios de gramática.

No 2.º ciclo, privilegiamos o trabalho das obras de Sophia de Mello Breyner Andresen, Luísa Ducla Soares, Maria Alberta Menéres, António Sérgio, entre outros, cultivando assim, o gosto pela leitura. As obras trabalhadas estão dentro do Plano Nacional de Leitura e são escolhidas de acordo com as faixas etárias.

O aluno Crescer no Campo prepara-se para um mundo onde a comunicação de ideias e pensamentos desempenharão um papel importante, sabendo fazê-lo com correção, empenho e interesse.