As Orientações Pedagógicas para a Creche (homologadas em março de 2024 pelo Ministério da Educação) valorizam a educação e o cuidado como dimensões inseparáveis do desenvolvimento infantil, reconhecendo a criança como um ser competente, ativo e com voz própria. A prática educativa deve promover o bem-estar, a segurança e o afeto, criando um ambiente estimulante que respeite o ritmo, os interesses e as necessidades individuais de cada criança.
Defende-se uma intervenção intencional e refletida por parte do educador, que observa, planifica e avalia com base nas experiências das crianças, favorecendo aprendizagens significativas através da brincadeira e da exploração. É igualmente essencial a colaboração com as famílias e a continuidade educativa entre a creche e o jardim de infância, garantindo uma resposta inclusiva, coerente e de qualidade nos primeiros anos de vida.
As áreas de experiência e aprendizagem na Creche organizam-se em torno do desenvolvimento global da criança e das suas interações com o mundo:
Não se tratam de disciplinas, mas de campos de vivência que integram o corpo, o movimento, a linguagem, a expressão, o pensamento e as relações afetivas e sociais, permitindo aprendizagens integradas, significativas e adequadas à idade, sempre mediadas por um educador atento, que valoriza a curiosidade, a autonomia e o prazer de aprender. Através da exploração do ambiente, da brincadeira e da rotina diária, a criança descobre o seu corpo, comunica, experimenta materiais, observa, imita e constrói significados.
