Aquilo em que acreditamos, traduzimos no nosso conceito de educação….

Desde 2009 que a missão do Colégio Crescer no Campo tem sido ajudar a desenvolver a formação integral das crianças que acolhe no seu espaço, que considera familiar.

Acreditamos que cada criança é única e por isso o nosso papel como educadores é incentivar as crianças a descobrir e explorar a sua própria imaginação, transformando-a no ponto de partida para conquistar a sua autonomia. Desde a mais tenra idade que a criança no Colégio Crescer no Campo é encorajada a aprender a saber-fazer. Deixamos que sejam elas a sugerir e escolher algumas atividades que queiram desenvolver, aproveitando, sempre os seus interesses e curiosidades como ponto de partida para trabalhar as aprendizagens, adequadas ao grau de desenvolvimento em que se encontram.

Acreditamos que cada criança é única e por isso o nosso papel como educadores é incentivar as crianças a descobrir e explorar a sua própria imaginação, transformando-a no ponto de partida para conquistar a sua autonomia. Desde a mais tenra idade que a criança no Colégio Crescer no Campo é encorajada a aprender a saber-fazer. Deixamos que sejam elas a sugerir e escolher algumas atividades que queiram desenvolver, aproveitando, sempre os seus interesses e curiosidades como ponto de partida para trabalhar as aprendizagens, adequadas ao grau de desenvolvimento em que se encontram.

colégio crescer no campo

É por esta razão que sentimos, cada vez mais, que devemos complementar os modelos de ensino tradicionais com uma visão mais holística de outras filosofias de educação alternativas, indo buscar a cada uma delas, aquilo que consideramos o melhor para uma educação mais integral e completa.

No nosso Colégio estamos constantemente a empenharmo-nos em criar espaços onde as crianças possam crescer, brincar e aprender num ambiente saudável e muito próximo da natureza. É por essa razão que os espaços do Colégio foram aumentando e cuidadosamente preparados de forma a criar um ambiente seguro e estimulante, no qual as crianças se sintam integradas no trabalho desenvolvido e percecionem o mundo à sua volta através de todos os sentidos, condições necessárias para que se desenvolvam a nível intelectual, social, físico, moral e pessoal.

Se por um lado encorajamos a liberdade das crianças, procuramos, simultaneamente, que tenham presente o sentido de responsabilidade e independência, respeitando o ritmo próprio de desenvolvimento de cada uma, tendo em conta as suas caraterísticas individuais.

Acreditamos num ensino vertical, em que de uma forma organizada, se promova a interação entre crianças de diferentes valências/salas, atingindo, desta forma benefícios que não conseguiríamos se estivesse cada grupo isolado. O intercâmbio entre as várias faixas etárias proporciona e incentiva a auto-estima às crianças mais velhas e estimula o desenvolvimento das mais novas.

No nosso Colégio, incentivamos a participação das famílias no processo educativo das crianças desde o primeiro momento que as educadoras e/ou professores estabelecem uma boa relação com os pais de cada criança no sentido de haver uma constante troca de informação sobre elas, de forma a que o trabalho da escola possa ser completado com o trabalho em casa e vice-versa. Como tal, desde sempre, procuramos criar um conceito de escola aberta, em que os pais são convidados a participar em vários momentos da vida escolar dos seus filhos. A nossa escola é assim um “todo” onde o trabalho de equipa, tanto de crianças, como de profissionais e pais é uma constante tornando-se numa verdadeira mais-valia deste projeto.

O Colégio Crescer no Campo constitui-se, assim, com uma resposta competitiva, de elevada qualidade onde os princípios basilares do seu projeto assentam na formação integral da criança, valorizando-se o sucesso académico e profissional, alicerçado em atitudes, práticas e valores estruturantes para o crescimento do indivíduo enquanto ser social.

Dinis Cordeiro