O Colégio Crescer no Campo localiza-se na Rua do Caramelo, em Valdera – Arraiados, na freguesia do Pinhal Novo, concelho de Palmela e distrito de Setúbal. Situado na zona Noroeste do concelho de Palmela, faz fronteira com os concelhos de Moita; Montijo e Alcochete. Atualmente, e de acordo com os últimos censos, a freguesia de Pinhal Novo é um centro urbano, com 55,8 Km2 de área e 27 010 habitantes (2021). A sua densidade populacional é de 447, 8 hab./km2, distando cerca de 9 km da sede de concelho e cerca de 50 km de Lisboa.

Ainda hoje a vila é conhecida por ser um grande dormitório. Os habitantes estão distribuídos por vários núcleos populacionais um pouco mais rurais como Arraiados, Carregueira, Fonte da Vaca, Lagoa da Palha, Monte Novo, Montinhoso, Olhos d`Água, Palhota, Penteado, Rio Frio, Terrim, Valdera (onde se situa o Crescer no Campo), Vale da Vila e Venda do Alcaide. O Pinhal Novo é considerado também um importante elo de ligação ferroviário e rodoviário entre as vias de comunicação do Sul e Norte do País.

O caminho-de-ferro desempenhou um papel determinante no desenvolvimento desta localidade, uma vez que foi atraindo e fixando pessoas de várias origens. Foi destino para muitas gentes vindas de vários sítios: os “caramelos” da Beira Litoral e do Vale do Mondego, os “ratinhos” da Beira e outros do Alentejo. No entanto, foi entre 1970 e 1975, logo após o 25 de Abril de 1974, que se fixou a maioria das pessoas, estas vindas do Alentejo e Algarve. Pinhal Novo nasceu e foi evoluindo graças ao caminho-de-ferro, considerado por muitos como a espinhal dorsal da freguesia.

As principais atividades económicas da freguesia de Pinhal Novo são: a agricultura, a construção civil, a indústria, as serralharias, as carpintarias, a vitivinicultura, a transformação de mármore, o comércio e os serviços